FG - Ferramentas de Gestão

         

DIAGRAMA DE ÁRVORE

Categoria: Ferramentas de Gestão  

 

DIAGRAMA DE ÁRVORE

É uma ferramenta utilizada com o objetivo de se permitir a identificação em alto grau de detalhamento, de todos os meios e tarefas necessários para se atingir um objetivo proposto.

O Diagrama em Árvore exibe em detalhes a ampla gama de caminhos e tarefas que precisam ser percorridos a fim de realizar o objetivo principal e cada sub-objetivo relacionado. Pode ser usado para determinar a(s) causa(s) primária(s) de um problema ou criar um plano para resolver um problema. Graficamente, assemelha-se a um organograma organizacional ou uma árvore genealógica.

  Sua forma é de uma estrutura com ramificações, lembrando uma ''árvore". Estando estabelecidos os vínculos racionais entre o objetivo e as tarefas que o compõe.

  São as seguintes etapas de construção:

- Estabelecer o objetivo;

- Listar os meios e/ou tarefas;

- Selecionar os meios e/ou tarefas;

- Organizar as tarefas e/ou meios da etapa anterior;

- Confirmação de que os meios estão adequados.

FINALIDADE

 Desdobrar, deduzir, particularizar com o intuito de determinar o meio mais eficaz de atingir um objetivo;

  Estruturar de maneira lógica e ordenada o detalhamento/ desdobramento dos assuntos-chave;

  Estabelecer a seqüência de atividades que garantam o alcance dos objetivos e resultados desejados. Para garantir o encadeamento lógico das atividades, a construção do diagrama exige que se pergunte, seqüencialmente, quais os modos e recursos necessários para perseguir um objetivo;

  Criar um foco de atenção / concentração para qualquer equipe que deseja ter certeza de que todas as etapas estão contempladas e que as conexões entre modos e recursos são lógicas e harmônicas.

APLICAÇÃO

  Quando se deseja determinar uma seqüência lógica de idéias relacionadas com o problema, de forma que este possa ser dividido em níveis crescentes de detalhes que representem itens que podem ser transformados em ação;

  Quando se deseja “radiografar” a forma de solucionar um determinado problema, exibindo a contribuição que se espera de cada um e os meios e recursos necessários para a concretização dos objetivos para os diferentes níveis do diagrama.

Exemplo:

Numa empresa de transportes, precisava-se definir quais eram os itens importantes para a qualidade dos serviços prestados pela empresa. Utilizou-se o Diagrama de Árvore para representar, ficando assim uma parte do diagrama.

 

  O Diagrama em Árvore é uma ferramenta da qualidade extremamente versátil pois pode ser utilizada tanto no desdobramento das causas que geram efeitos ou sintomas que se desejam combater, como também no desdobramento dos recursos e das ações para empreender um plano de ação de melhoria.

Em sua versão para o desdobramento das causas que geram efeitos ou sintomas indesejados, a construção do Diagrama em Árvore é feita utilizando-se a pergunta “por quê?” em cada passagem de nível.

Em sua versão para o desdobramento dos recursos e das ações para empreender um plano de ação de melhoria, a construção do Diagrama em Árvore é feita utilizando-se a pergunta “como?” em cada passagem de nível.

O desdobramento do Diagrama em Árvore deve ser conduzido até que se atinja um nível onde possam ser identificadas áreas de melhoria operacional para as quais seja possível claramente determinar:

   - atividades cujos resultados possam ser mensurados e quantificados;

   - um responsável pela coordenação e supervisão da evolução dos resultados;

   - um cronograma para a implantação destacando recursos e prazos necessários.

 

 

Voltar

© 2004  - website desenvolvido pelos acadêmicos do 1º Ano Administração da Factef. 

Direitos reservados - Lançado em 18/06/2004    FUNDADORES: • Gilberto W. Dutra  • Willian B. Barreto  

Número de Visitantes: